terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Iniciarei esse blog com uma postagem falando sobre o instrumento que estou aprendendo a tocar. Sou musicista desde os 12 anos. Iniciei com teclado depois passei para  flauta doce e o violão num curso técnico de musicalização no qual formei para professora de iniciação musical , chegando a estudar violão erudito, e agora concilio os estudos deste instrumento com o violino. Com este instrumento fascinante (o violino) que iniciarei o primeiro texto do meu blog. Porém de acordo com as postagem, verão a música de diversos ângulos que abordarei de forma livre. Espero que seja de utilidade para todos que acessarem e sintam o PODER DA MÚSICA.



O Violino
 O violino é um instrumento de corda friccionado e é o mais agudo da família das cordas, sendo ele soprano.Este instrumento tem quatro cordas com a afinação da mais aguda para a mais grave (Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3). O timbre deste instrumento é a brilhante e estridente, claro dependendo do tipo de encordamento utilizado, sendo mais aveludado. Além do som ser produzido pela fricção do arco mas cordas,o instrumento pode ser executado beliscando as cordas ou dedilhando (psicato) como os dedos. Pode-se mencionar outras maneiras para dar uma efeito diferente a música de acordo com o que o executante precisa e deseja para sua apresentação. Como por exemplo usando a parte de madeira do arco(col legno) foi percutindo com os dedos ou a parte de trás do arco.
Este instrumento pode ser amplificado eletronicamente e apesar de ser usado mais em música erudita e orquestrada, também está presente em outros gêneros como rock, floclórico e jazz. O líder do aipe de violino na orquestra é denominado spalla e depois do maestro ele é o líder da orquestra. A extensão do violino vai do Sol3 ao Si6.



Nenhum comentário:

Postar um comentário